domingo, 3 de fevereiro de 2013

Volta às Aulas!

    
      Esta semana voltamos às aulas, e sempre há quem diga que começa tudo de novo mas, não podemos pensar que o ano que começa é apenas a continuação do que terminou. Afinal não repetiremos as mesmas experiências, muitas vezes aprendemos no escuro como lidar com cada ser humano que cruza nosso caminho. E mesmo que as pessoas se repitam e graças a Deus se repetem, o surpreendente é inevitável. Hoje, já não somos completamente aquilo que fomos ontem e cabe a cada um de nós olhar de maneira especial para algo tão vital como o trabalho e as relações que nele estabelecemos. Por estes motivos lembrei-me de um texto intitulado “História do lápis”. Pensado nas qualidades de um lápis cheguei a conclusão de que neste ano quero ser lápis, e acredito que cada um ao conhecer essa história também o desejará. Apreciem e reflitam:


O menino olhava a avó escrevendo uma carta.
 A certa altura, perguntou:
- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco?
 E por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
 - Estou escrevendo sobre você, é verdade.
 Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando.
 Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
 O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
 - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas.
 Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo. 

"Primeira qualidade: 

Você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade". 

"Segunda qualidade:

 De vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor." 

"Terceira qualidade: 

O lápis sempre permite que usemos uma borracha
para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça".
 "Quarta qualidade:

 O que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você." 

"Finalmente, a quinta qualidade do lápis:

 ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".
Autor Paulo Coelho


Rosalba Gomes

12 comentários:

  1. Gostei porque ele nos ensina as qualidades de um lápis ele não e só um brinquedo ele e a porta de um novo mundo. Para os que querem uma vida e para os que não querem e apenas um inimigo mas afinal sen ele nos não somos nada.

    Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  2. Os alunos das escolas devem ser um lápis, nem que sofram quando for apontar mas não tem que ligar com isso pois estara apontado para escrever suas imaginações e opiniões e dechara por ale suas marcas. A escola e um livro aberto para um mundo de descobertas e obstaculos sem fim.

    ResponderExcluir
  3. o texto nos ensina a sermos como o lapis ele e apontado sofre algum dano mas voce tem que seguir em frente pois sempre a uma luz no fin do tunel. que ele escreve de erado tem a boracha para apagar io que ele escreve fica para toda a vida para quem quiser ler.

    alexandre

    ResponderExcluir
  4. voltar as aulas e muito legal principalmente quando se começa lendo um texto como este. Um texto informativo e com uma lição de vida.


    Yara mendes.

    ResponderExcluir
  5. o texto fala que um menino gostava de usar lapis e que ele nao ia mais estudar as mesmas coisas que ele estudou no ano passado e que ele tever 3 estrategia melhor para começar o ano.
    carlos emanoel

    ResponderExcluir
  6. esse texto nos ensina a nao teimar escrever certo usar o lapis na hora certa nao votar as aula e ruim no começo mas depois a agente vai entemdeno as coisas na escola tem materias miutos legais tipo a matematica o portugues que e usado quase todo dia nao importa se a aula seja ruim a gente ficando bem queto.


    leonardo feitosa

    ResponderExcluir
  7. Eu intende que um menino quando começa a estudar tem que ser um lepes que sofre um pouco mas deixa sempre seu rastro de alegria e sempre aceita a borracha corrigi-lo quando estinver errado e é assim que um bom aluno age quando é verdadeiro.

    Renê Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a volta as aulas é muito legal, elas começam com alegria com participação nós fazemos coisas legais, existe varias maneiras de nós aprendermos no começo do ano.
      alane

      Excluir
  8. EU ENTENDI QUE O LAPIS E O QUE MAIS SOFRE MAIS DEIXA SEMPRE SEU RASTRO DE ALEGRIA E A BORACHA APAGA OS ERROS QUE ELE COMETE E QUE UM BOM ALUNO AGE QUANDO E VERDADEIRO E QUE NINGUÉM E MELHOR QUE O OUTRO E CADA UM TEM SEU TRABALHO QUE SÃO DA MESMA IMPORTANCIA NO QUE FAZ.
    BRUNO

    ResponderExcluir
  9. QUE UM MENINO QUANDO COMEÇA A ESTUDA TEM QUE SER UM LÁPS QUE SOFRE UM ELES TINHAM MEDO DE CE REPROVADO SENPRE SEUS RATRO DE ALEGRIA ERA ACEITA A BORRAHA CORRIGI-LO QUANDO ESTIVE ERRADO E É ASSIM QUE UM BOM ALUNO
    AGE QUANDO É VERDADEIRO.
    NA ESCOLA TEM MATERIA MUITA LEGAIS TIPO A MATEMATICA O PORTUGUES QUE E USADO QUASE TODOS US DIAS.

    MATEUS

    ResponderExcluir
  10. Eu achei muito legal pois voltar as aulas é muito bom pois no começo a gente se sente um pouco estranha com quem a gente não conheçe aos poucos a gente se acostuma,com os professores e colegas,pois estudar é bom pois podemos aprender as coisas que tem no conteudo de cada materia.
    adriana

    ResponderExcluir
  11. Eu enteNdi que TODA VIDA QUE VOLTAMOS A escola temos uma MÃO QUE SE CHAMA DEUS E O MENINO E NUNCA PODEMOS ESQUESER QUE DEUS E MUITO IMPORTANTE EN NOSSA VIDA E BORRACHA PODEMOS APAGA ALGUMAS COISAS

    ZULENE

    ResponderExcluir