sexta-feira, 29 de junho de 2012

Entrega do Fardamento Escolar e Parcerias na Educação.

A educação precisa de parcerias para que possa ser vivenciada realmente no dia-a-dia de nossas escola. E como não poderia ser diferente, a Escola  Moisés Ferreira Barreto, em parceria com o prefeito Odilon Aguiar e o dinâmico secretário da Educação, professor João Álcimo, traz mais um benefício para nosso alunado. Primeiro foi o lançamento do projeto Ler e Crescer, no qual cada aluno do 6º  ao 9º ano, recebeu um kit contendo tudo que é necessário para o desenvolvimento do mesmo.

E mais recentemente foi entregue o fardamento escolar a todos os alunos desde a creche até ao 9º ano, isso, sem contar também, que todos os alunos do primeiro ao quinto ano, que fazem parte das turmas das professoras Ana Maria Elias Loiola e Erislandia Rosena do Nascimento que desenvolvem o programa  Escola Ativa, acabam de receber outro kit contendo cadernos, lápis, canetas, giz de cera lápis de cor e etc. 
Esse material é sem dúvida de grande importância, pois só assim os pais não precisam se preocuparem com essa despesa, já que ao voltar para a sala de aula em agosto, seus filhos estarão com todo material novinho! 
Esperamos que os alunos saibam retribuir toda essa ajuda, se empenhando  mais em seu papel de aluno.
Queremos através desse post, divulgar a nossa gratidão por todo apoio que recebemos das pessoas que lutam por uma educação de qualidade!
  A  educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.
                                                               Paulo Freire
Texto: Erlúcia Loiola.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Projeto LER e CRESCER!

É sem dúvida, urgente e gritante a necessidade que os professores têm de despertar em seus alunos o desenvolvimento e aprendizagem. E uma das ferramentas indispensáveis a isso é a leitura.

"É através da educação da sensibilidade e da formação estética que faremos do livro um 'lugar' mágico, como bem queira Lobato: " um livro onde as crianças pudessem morar". 

Dessa forma o Projeto Ler e Crescer veio para somar subsídios ao professor e ao aluno, nessa viagem ao mundo encantado da leitura.


LITERATURA INFANTIL.

Para quê?

A ausência do livro mágico, da voz que encanta contando história e o excessivo gramatismo na sala de aula vêm desmotivando, pouco a pouco, crianças e jovens que, muitas vezes, concluem o ensino médio sem descobrir o prazer da leitura. E não paramos por aqui, visto que a inapetência literária consegue minar a capacidade de pensar, criar e crescer em conhecimento.

Sabemos que é a "palavra" o grande diferencial entre os seres humanos e os demais seres vivos. Graças a ela podemos rastear a história da humanidade ao longo dos séculos.

Para quem?

Tão importante quanto o que ler é a quem se destina o livro, ou seja, é de suma importância que a leitura esteja adequada à faixa etária do leitor. A cada etapa de desenvolvimento, a criança apresenta necessidades, anseios e capacidade de compreensão bastante peculiar, em conformidade com seu amadurecimento biopsíquico-afetivo-intelectual.  Portanto, a oferta de livros, deverá ser compatível com a faixa etária do leitor.






" O valor se constrói com a reflexão, com a conversa interior, com o estímulo do pensamento, ao passo que os dogmas, em geral, são construídos pela aceitação de uma verdade revelada que jamais poderia ser atingida pelo esforço racional" 
 Celso Antunes.

Não obstante o processo quase mágico de comunicação, tendo em vista o avanço tecnológico que vem possibilitando a comunicação imediata entre pessoas, independentemente da distância geográfica, é a palavra escrita a mola mestra que impulsiona tal processo. Portanto, o envolvimento maior ou menor com a literatura tende a estabelecer, de modo equivalente, o nível cultural de um indiviíduo, bem como a eficácia de sua interação com o mundo. A leitura amplifica o olhar do leitor e alimenta o espírito inquieto, que busca transfomação (sem a qual não há crescimento!).
Professoras: Ana Maria Elias Loiola
Girliane Pedrosa

 

















terça-feira, 19 de junho de 2012

Educação e a Comunidade Religiosa!

A comunidade de São João - Santa Tereza, está festejando a sua 9ª festa do padroeiro São João Batista. O objetivo religioso é reunir as famílias para juntos assumirem o compromisso e crescer na fé.

Dia 23 de junho, haverá leilão e seresta em prol da construção da capela da nossa comunidade.
Você e sua família estão convidados para participar conosco.

A Escola Moisés Ferreira Barreto parabeniza toda a comunidade pela bonita festa!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Na minha escola tem LEI!

A partir do ano de 2010, a escola Moisés Ferreira Barreto passava a dispor de mais uma ferramenta para melhorar e desenvolver a educação dos seus educandos. Um laboratório de informática composto inicialmente por cinco computadores, dava início a uma educação diferente, educação essa com acesso a tecnologia.

Dessa forma, a E.E.I.F Moisés Ferreira Barreto passou a oferecer aulas de informática, sempre reforçando os conteúdos e assuntos da sala de aula e dessa maneira aproximando os alunos aos recursos da informática aliados a educação.

Portanto vendo a necessidade das ferramentas da informática no mundo contemporâneo, pode-se destacar que um LEI ( Laboratório Educacional de Informática ) exerce tamanha importância, uma vez que proporciona a junção dos aspectos da educação ao vasto mundo da tecnologia.